4 lições que aprendi com o discurso Obama
, em Análises, Desenvolvimento pessoal, Postagens Follow @crieblogger
Recentemente, o presidente dos EUA, Barack Obama, veio ao Brasil, e realizou um discurso destinado ao povo brasileiro. Acompanhando a fala de Obama pela TV, não pude deixar de notar no modo com que ele transmitiu sua mensagem, e a estratégia adotada para convencer seus ouvintes. Vou listar aqui alguns atributos utilizados no discurso, que podem ser adaptados e utilizados na tarefa de fazer seu leitor se sentir bem, e sem perder o foco do assunto.
Aplicando e sintetizando isso em nossa escrita, vemos que há uma maneira de tratar cada público alvo, você não escreve para um blog de cosméticos da mesma maneira que escreve sobre futebol. Há "leitores e leitores" e em cada caso devemos escrever algo de fácil entendimento e compreensão para o público alvo. Essa coerência com o leitor e o assunto, pode ser aplicado não só na escrita, mas também no visual do blog, na organização, etc.
Veja as dúvidas frequentes de seus leitores e tente solucioná-las, se dedique a ajudá-los, mesmo que não consiga, vale a pena a tentativa.
Fale a língua do leitor
Obama iniciou sua fala dizendo algumas palavras em português, a tentativa demonstrou seu interesse pelo povo. Ele citou, bem no finalzinho, uma frase de Paulo Coelho _ escritor e letrista brasileiro, e até, com um ar descontraído mencionou um paixão nacional, o futebol. Ele se mostrou preparado para vir, citou fatos da história do Brasil, e falou expressões típicas do povo brasileiro.Aplicando e sintetizando isso em nossa escrita, vemos que há uma maneira de tratar cada público alvo, você não escreve para um blog de cosméticos da mesma maneira que escreve sobre futebol. Há "leitores e leitores" e em cada caso devemos escrever algo de fácil entendimento e compreensão para o público alvo. Essa coerência com o leitor e o assunto, pode ser aplicado não só na escrita, mas também no visual do blog, na organização, etc.
Escreva o que o leitor quer ler
Analise o que seus visitantes esperam de seu blog, que conteúdo eles desejam, e do que eles gostam.Você não cria um blog para você, e sim para os outros.Obama deu ao público o que eles queriam, e isso sem mudar o assunto principal de sua visita. Ele não apenas disse o quanto aprecia o Brasil, mas também que espera ver o sucesso dele, que está na torcida pelo país.
Valorize seu leitor
Obama tratou de falar do desenvolvimento do Brasil, valorizou o poder do país em grande escala, o que para a população é uma honra ser elogiado pelo presidente da nação mais poderosa do mundo. Mas e você? Valoriza seus leitores? Ressalte a importância de seus visitantes, sem eles seu blog não passa de uma mera página pendurada na internet. Seus leitores querem se sentir honrados e queridos, mas não abuse disso para não causar uma má imagem de si mesmo.Interaja e se mostre pronto a ajudar
Descontraidamente, Obama cativou seus ouvintes, interagiu com eles e se prontificou a realizar uma parceria com o governo brasileiro. Se você tem dúvida se isto funcionou com ele, pergunte para alguém o que achou do caráter do presidente, a maioria o achou alegre, gentil e super simpático. Quando um público se sente bem com o palestrante, e em nosso caso, com o escritor ou blogueiro, esse público reterá melhor a mensagem que este orador deseja transmitir. Se você tratar bem e elogiar uma pessoa, ela irá "baixar a guarda", e conseguirá compreender, ou ser convencida mais facilmente.Veja as dúvidas frequentes de seus leitores e tente solucioná-las, se dedique a ajudá-los, mesmo que não consiga, vale a pena a tentativa.
Nossa vida é um eterno aprendizado, cada evento ou fato marcante pode nos trazer lições de vida e conduta, só depende do ângulo que se observa.
Início
Sobre
Feed
Contato



Postar um comentário